Hoje damos início a nossa série de postagens sobre controle financeiro com o plano de contas, que é um dos cadastros mais importantes para um bom gerenciamento.
Toda movimentação financeira lançada em seu sistema ficará registrada em uma conta do plano de contas, gerando uma organização que nos permite visualizar os resultados da empresa de forma bem útil. Quanto maior o detalhamento do seu plano de contas, melhor será a amplitude da análise a ser feita em cima dos resultados demonstrados, permitindo uma maior eficiência na tomada de decisões.
Exemplos de plano de contas
Simples
01 – Despesas com colaboradores
02 – Despesas com marketing
03 – Vendas de mercadorias
Essas seriam algumas contas de um plano de contas simples, veja que duas servem para registrar gastos e outra para registrar ganhos. Ou seja, devemos cadastrar contas abrangendo todas as movimentações financeiras.
Detalhado
01 – Despesas com colaboradores
01.01 – Passagem
01.02 – Salário
01.03 – Férias
02 – Despesas com marketing
02.01 – Internet
02.02 – Panfletos
02.03 – Outdoor
Neste segundo exemplo, temos um detalhamento maior, permitindo um controle financeiro mais eficaz.
Centro de custo
Você pode utilizar o centro de custo para visualizar os resultados financeiros de maneira individualizada. Por exemplo, separar os resultados por setor da empresa, como departamento pessoal, setor de venda, ou até por diferentes produtos ou serviços que a empresa trabalha, como calçados masculinos e calçados femininos.
Como cadastrar plano de contas
Acesse o menu Cadastro>Tabelas>Financeiro>Plano de contas.
A classificação serve para fazer os agrupamentos (01, 01.01, 02, 02.01 etc.)
O tipo deve ser sintético se for um grupo. No nosso exemplo detalhado, “Despesas com colaboradores” e “Despesas com Marketing” são sintéticos. Todos os outros são analíticos, pois não são grupos.
Como cadastrar centro de custo
Acesse o menu Cadastro>Tabelas>Financeiro>Centro de custo.
Conclusão
Em todos os lançamentos financeiros no sistema você irá escolher qual é a conta do plano de contas e o centro de custo para registrar aquela movimentação. Logo você poderá usufruir das informações detalhadamente através de relatórios e telas de visualização do menu financeiro. Organize e conheça o plano de contas de sua empresa e cadastre o mais detalhadamente possível, caso haja alguma dúvida deixe aqui nos comentários e iremos lhe ajudar.