Existem contas a pagar que se repetem todo mês e não têm um prazo para seu término. Essas são as despesas fixas.
Antes de vermos como inserir essas contas no C-Plus, não podemos confundir as despesas fixas com contas de grandes parcelamentos.
Exemplos:
Uma compra parcelada em 24 vezes: Essa conta estará presente todo mês em seu “contas a pagar”, porém sabemos a data de seu término. E as contas terão a identificação da parcela (1/24, 2/24, 3/24 etc.).
Um aluguel: Essa conta estará presente todo mês no “contas a pagar”, mas não há uma data para o fim desse compromisso. Esse é um exemplo de despesa fixa.
O primeiro exemplo é só uma conta a pagar comum. Caso ainda não tenha visto nossa postagem sobre contas a pagar, clique aqui e aprenda mais sobre esse assunto.
Cadastrando despesas fixas
Acesse o menu Cadastro>Tabelas>Financeiro>Despesa Fixa
Clique no botão “Novo” e preencha os dados da conta.
Obs.: Caso o valor ou o dia seja variável, você pode preencher um valor aproximado e na hora de quitar a conta alterá-lo para o correto.
Após isso, acesse o menu Utilitários>Cálculos e atualizações>Gerar despesas fixas.
Ao usar essa opção, o sistema irá criar as contas a pagar para a despesa fixa cadastrada. Serão criadas 12 contas, ou seja, essa despesa sempre estará cadastrada para até um ano à frente. Basta se preocupar em quitá-las a cada mês.
Caso você queira alterar a quantidade de contas criadas, colocar 6 meses por exemplo, basta acessar o menu Configurações>Financeiro>Contas a pagar e alterar o campo “Quantidade de meses para geração de despesas fixa”.